Olá, Tudo bom?
Ontem a Susan do blog Ela Nalu, fez um post falando sobre como tentar tirar a chupeta da filha (que tem 2 anos e 9 meses) sendo que ela está gravida pela segunda vez. Mamães com mais de um filho, como vocês fizeram? Dá uma passadinha lá no blog da Susane dê um help! Conte a sua experiência.. tenho certeza que vai ajudar.
Aproveitando o ensejo, vim contar como foi esse etapa na vida da Estela. Como foi que conseguimos tirar a chupeta, sem estresse, sem pressão, sem trauma... Mas antes de começar adianto uma coisa: Muita calma nessa hora. Não se desespere. Cada criança tem um tempo certo pra tudo na vida... desde sair das fraldas até largar a chupeta.
Estela (hoje com 2 anos e 8 meses) até os 6 meses (mais ou menos) não pegava chupeta de jeito nenhum. Ela "fazia vômito" e cuspia - foram diversas tentativas, mas danada da chupeta não parava na boca de jeito nenhum. Ela na grande maioria das vezes fazia meu peito de chupeta e dormia mamando e foi assim até os 6 meses quando finalmente conseguiu "se adaptar" à chupeta. Talvez tenha sido por que ela começou como as papinhas, talvez não... mas continuou mamando no peito sem fazer ele de chupeta.
A chupeta era liberada direto, a qualquer hora, em qualquer lugar... chorou dá a chupeta! Tá enjoada dá a chupeta! Quer dormir dá a chupeta! Bem assim, sem regras e limites. E pra nós funcionou bem, menos nas vezes que saia e esquecia a danada da chupeta em casa.
Assim como o desfralde (que prometo contar em breve como foi o processo), fomos por "etapas". Começamos limitando as horas de "chupar". Fomos aos poucos, sem pressa, sem desespero... Aqui fizemos assim:
- primeiro definimos que chupeta só seria usada na hora da soneca da tarde e depois pra dormir a noite.
- passado um tempo, limitamos somente para dormir a noite. Falávamos (marido e eu) que ela era uma princesa, que princesa não chupava chupeta de manhã, que só poderia usar a chupeta pra dormir e etc e tal.
Ela sempre pedia a chupeta pra dormir a noite, depois ela parou de pedir porque já era automático pegarmos a chupeta e dar pra ela. Uma noite ela estava tão cansada que dormiu sem e depois desse dia decidimos não oferecer mais. Era esperar e ver como seria a reação. Depois de algumas noites dormindo sem, ela lembrou da chupeta. Achou uma perdida na gaveta dela. Ai eu disse que estava velha e que mamãe ia ver se encontrava uma outra pra ela. Ela nunca mais pediu chupeta e até hoje não esta mais usando.
Foi fácil? Não, nunca é. Não sei te dizer o tempo certo que levou, mas confesso que foi rápido até... As vezes vejo ela a noite "procurando" pela chupeta enquanto dorme - abre e fecha a boca como se a chupeta tivesse caído e coloca o dedo mão na boca, mas não chega a chupar. Logo depois pega no sono de novo e dorme tranquilamente.
Espero que a minha experiência possa ajudar outras mamães que, assim como a Susan, também estejam nessa fase de tirar a chupeta. Pode ser que funcione, pode ser que não. Como falei lá em cima, cada criança tem seu tempo, não force a barra. Mas não se estresse... faça o que julgue melhor para você e sua cria. Intuição de mãe existe sim e funciona muito bem nessas horas. Ninguém melhor que você - MÃE - sabe o que é melhor pra seus filhos!
Beijo grande,
A Mãe da Estela ♥
Um comentário:
Por aqui foi mais complicado. Pedrinho sempre chupou chupeta. E foram diversas tentativas. Cortei até o bico e falei que tinha quebrado. Ele tentou colar a chupeta e quando viu que não tinha jeito, foi um chororô danado. Não funcionou.
Tentei diversas vezes tirar a chupeta durante o dia, mas ele fazia escândalos e eu acabava cedendo. Ai tentei deixar ele dormir sem oferecer a chupeta. Escândalo outra vez!
Ai um belo dia acordei disposta a colocar em prática uma ideia que vinha martelando na minha cabeça durante dias.
Peguei a chupeta dele e melei de doce de leite e falei que era o cocô do cachorro e que se ele quisesse a chupeta, ele teria que chupar daquele jeito. Não quis de jeito nenhum. Horas mais tarde, ele pediu pra eu lavar a chupeta, mas fui firme e disse que não. Que se ele quisesse seria daquele jeito. Parou de pedir. Pedia uma vez ou outra mas bem raramente e hj quando mostro a chupeta pra ele, ele tem nojo. Tentei colocar a chupeta na boca dele e ele tirou na hora. Falou que era cocô!
Comigo deu certo! E viva a criatividade materna! hahahaha
É só ter perseverança que uma hora dá certo. Acho que diferente da fralda, chupeta não tem uma hora em que a criança está preparada. Porque se deixarmos vai além do que imaginamos, ela acha o ato de chupar chupeta uma necessidade, mas sabemos que é vício. E eu acho feio criança de 3 anos acima de chupeta. Coloquei uma meta comigo mesma que de dois anos não passaria. Pedrinho parou com a chupeta com 2 anos 3 meses.
E no próximo filho vou dar chupeta do mesmo jeito. Agora se esse plano vai funcionar, já vai ser outra história!
Boa sorte pra quem tá tentando.
Postar um comentário