sexta-feira, 18 de março de 2011

Decoração: Espaços pequenos, grandes soluções... [PARTE 1]

Oi pessoas,
Tudo bom?

Ultimamente ando fazendo várias pesquisas sobre decoração para apartamentos, como decorara ambientes pequenos e afins. Tô querendo pergar algumas idéias para poder terminar de fazer a arrumação do meu apto - porque desde que Rafa e eu casamos, só demos aquela maquiada e vamos comprando e arrumando as coisas com calma. E como agora eu estou trabalhando, vou poder ajudá-lo ($$) com as contas e poder dar "a nossa cara" pro apto.
Achei essa reportagem bem interessante e compartilho ela com vocês agora:

Na hora de alugar ou comprar um apartamento, vários fatores são levados em consideração: preço, localização, serviços e tamanho. Com as mudanças na estrutura familiar - hoje, mais reduzida - as novas construções contemplam espaços menores. Conversamos com arquitetas e pessoas que moram em ambientes pequenos para saber como driblar espaços compactos.

Tamanho é documento?

O que é considerado um ambiente pequeno? A arquiteta Carla Dichy explica: "Um ambiente com pouca circulação e com dimensões reduzidas de acordo com o uso. Por exemplo, um quarto de casal tem que ter uma cama de casal (1.40m a convencional) e preferencialmente acesso por ambos os lados da cama, onde você pode colocar um criado-mudo de cada lado e ter circulação na frente da cama (aproximadamente 80cm de circulação em cada lado)".

Em modos gerais, ambiente pequeno é aquele que não atende a todas as pretensões de uso e mobiliário de seus moradores. Portanto, a decoração deve ser pensada de acordo com o que se pretende para cada ambiente, tamanho e uso que querem dar a cada espaço. E aqui vale priorizar, antes de tudo, o estilo de vida.

Para não correr riscos e deixar-se levar pela impulsividade da compra, o primeiro conselho é medir todos os espaços dos cômodos e levar em consideração o espaço de circulação. Assim, você não corre o risco de tornar aquele sofá incrível em um grande elefante branco no meio da sala. Compre uma trena, meça tudo, anote as medidas em um caderno e leve-o com você! Um ambiente bem aproveitado é o que importa.

Dicas coringa para ampliar os espaços

A melhor opção para as paredes são as cores claras e, caso os ambientes sejam integrados, vale usar a mesma cor para todos eles, criando uma sensação maior de espaço e organização. As cores podem estar nos objetos de decoração, como porta-retrato, vasos, almofadas.

A arquiteta e decoradora de interiores Clélia Angelo vota tanto nas cores claras, como no uso de espelhos e móveis multiuso como pufes, que servem para sentar ou serem usados como mesa de apoio - uma ótima dica para as reuniões entre amigos. Se você tem uma sala pequena - e que faz as vezes de sala de estar e de jantar - o ideal é criar bancadas ou usar um aparador.

Os móveis escuros em demasia "fecham o ambiente", mas nem por isso devem ser eliminados. Segundo a arquiteta Eliane Fiuza, a escolha de um móvel escuro, desde que bem acertada, cria um efeito interessante, tornando-se um diferencial. Ela alerta que mais importante é apostar na boa iluminação: "Ela mostra o que você quer e esconde o que não quer mostrar, além de dar amplitude". Assim como Clélia, ela aposta no jogo de espelhos, forrando um pilar ou mesmo colocados na horizontal, na sala de estar ou em cima do sofá, por exemplo.

Outra dica é trocar as estantes altas por prateleiras grandes, como pranchões, que servem como apoio a objetos de decoração, livros e luminárias. "Elas podem ser colocadas perto da TV ou ao lado de uma mesa de apoio. Isso deixa tudo mais leve", diz Eliane. As prateleiras também podem servir de suporte para TV e aparelhagem de som. Quanto menos móveis apoiados no chão, maior a sensação de leveza no ambiente e melhor a circulação. 

Tirei essa reportagem do site Bolsa de Mulher.

Beijos,
Gabs Pires

Um comentário:

Unknown disse...

o tempo passa e a gente nao da conta de arrumar tudo, mas devagarzinho vc vai organizar tudo! eu adoro cuidar da casa! rs!
um bj doce e apareça nas abobrinhas
roberta
www.docesabobrinhas.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...