terça-feira, 29 de março de 2011

Passatempo Fotográfico [9]


Um pouco de história não faz mal a ninguém:

"O calçamento das ruas de Paraty com pedras irregulares - conhecido como pé-de-moleque - começou a ser feito no século XVIII, graças ao desenvolvimento trazido pelo ciclo do ouro. Entretanto, foi a riqueza gerada pelo ciclo do café que terminou por calçar todas as ruas, por volta da década de 1830. As pedras eram necessárias porque as tropas de mulas, carregadas com ouro ou café, faziam grandes atoleiros nos dias de chuva e nuvens de poeiras nos dias de sol. As caravelas vindas de Portugal traziam em seus porões lastro de pedras para equilibrá-las. Esse lastro era desembarcado em Paraty e no seu lugar ia o ouro ou o café. Muitos afirmam que eram essas pedras portuguesas as utilizadas no calçamento das ruas, apesar de não haver registros históricos nem estudos geológicos que comprove esse hipótese.
Na década de 1970 os acessos ao centro histórico foram fechados com correntes, impedindo a entrada de veículos pelas ruas de pedras. Até 1980 o calçamento de pedras estava em perfeito estado, com as pedras alinhadas e todas na mesma altura. Entretanto, nesse ano, retiraram as pedras para a construção da rede de esgoto, e ao colocarem de volta não o fizeram corretamente."

Foto de Acervo Pessoal: Centro Histórico de Paraty / RJ
Fonte: http://www.paraty.tur.br/

2 comentários:

Nanny Nascimento - A Sonhadora disse...

E pq não tiram as pedras e as colocam de novo, da maneira certa?

Unknown disse...

olá mãe da Estela rsrs olhei o teu blog e gostei muito parabéns,ah e sua filha é uma princesinha. Também tenho um blog que fiz a pouco tempo, se quiser dá uma passada lá e conferir, fique a vontade, se puder me seguir tambem agradeço, não tenho ainda seguidores pois faz pouco tempo que tenho o blog. beijos e obrigada.

www.avidasecretadeumagarotamadura.blogspot.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...