terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Na 27º semana de gestação

No final desta semana se encerrará o final do segundo trimestre da sua gravidez. As coisas podem parecer que estão indo cada vez mais rápidas, o que é muito normal nesta fase da gravidez, afinal só faltam pouco mais de 2 meses para o dia do parto.
A partir desta semana as mudanças tendem a ser radicais, e várias novidades podem ocorrer com o seu corpo e com o seu lindo bebê que está se desenvolvendo dentro de você. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê
O seu bebê continua a ganhar peso e crescer de forma fenomenal. Neste momento ele pode estar medindo cerca de 25 cm de comprimento e provavelmente ele deve estar pesando 1 Kg. Sem dúvida é um avanço extraordinário.
Nesta fase da gravidez, as características faciais do seu bebê estão quase que completamente desenvolvidas. Sem dúvida isso aumenta a curiosidade de qualquer mãe para saber como será as feições do bebê, mas infelizmente você só poderá ver daqui há algumas semanas.
Os órgãos internos e seus sistemas também continuam a crescer, amadurecer e a se desenvolver rapidamente, e durante este período, as pálpebras do seu bebê se abrirão, e as retinas dos seus olhos irão começar a amadurecer, permitindo que seus olhos finalmente recebam luz e traduzam as imagens.
O cérebro do seu bebê está se aprimorando a cada vez mais, e a cada dia que se passa a possibilidade do seu bebê nascer com seqüelas caso ela nasça prematuro diminuem bastante. No entanto, infelizmente ele permanecerá incubado por algumas semanas porque ainda não tem gorduras o suficiente para manter seu corpinho esquentado.
A audição do seu bebê está bem desenvolvida durante este período. No entanto, os sons podem ser um pouco abafados devido os ouvidos estarem cobertos por vérnix e o seu bebê está imerso em líquido amniótico. Mas, mesmo assim o seu bebê já consegue reconhecer a sua voz e a do seu parceiro.
Os pulmões e o sistema imunológico do seu bebê estão em processo de amadurecimento durante esta semana, e logo eles estarão funcionando perfeitamente. Se o seu bebê nascesse hoje ele teria boas chances de sobreviver.

Alterações no seu corpo
Durante esta semana os seus níveis de fadiga aumentarão em grande escala. Há vários fatores que levam a esta condição, como ganho de peso, falta de ar e também as noites de sono perdido.
Durante este período você vai continuar a engordar, e esse processo de ganho de peso poderá continuar até a semana 37 da sua gravidez.
Devido à compressão do tamanho da bexiga com o aumento do seu bebê, você poderá a sentir micção freqüente (Vontade de fazer xixi a todo instante). Portanto, não se assuste caso você tenha vontade de ir ao banheiro de 10 em 10 minutos.
Você poderá notar que o vazamento de urina quando tossir, quando faz exercícios, quando se movimentar para pegar alguma coisa ou até mesmo rir. Você também poderá experienciar mais inchaços durante este período e suar bastante devido ao aumento da sua temperatura corporal basal.
Com o aumento do tamanho do seu bebê, você poderá encontrar certas dificuldades para respirar. Isso acontece porque o aumento do tamanho do útero pressiona o diafragma, dificultando que o seu pulmão se encha completamente de ar.
O seu corpo instintivamente nutre e protege o seu bebê enquanto ele está dentro de você. No entanto, após o nascimento, você terá que desenvolver essas habilidades. Portanto, pense na possibilidade de você se inscrever para aulas de parto de seu centro comunitário local ou hospital para aprender sobre temas como trabalho, as opções para alívio da dor, o que esperar depois do parto, problemas comuns em bebês, amamentação materna e amamentação artificial. Após o curso certamente você se sentirá mais confiante, especialmente se você está sendo mãe pela primeira vez.

=*_*=
Será que Estelinha está assim? rs*
Ela tem se sacudido bastante dentro da barriga, acho até que está em clima de carnaval já! A noite ela saculeja bastante... É tão legal já poder ver a barriga mechendo... sinal de que o espaço da Estela tá ficando menor - rsrsrs
Ando tendo dificuldade pra dormir. Acordo toda hora a noite, qualquer barulho me incomoda e posição pra dormir? O que é isso? Mudo de lado o tempo todo - minha sorte é que nunca gostei de dormir de bruço.
As cãimbras diminuiram bastante. Até perguntei pra minha média (Dr. Sandra) se era normal e se precisava passar algum creme ou tomar algum remédio e ela disse que é normal sim - coisas da gravidez, que eu não preciso ficar preocupada. Aproveitei pra perguntar sobre vacina anti-tetânica e eu terei que tomar 3 doses.
 
Ando me sentindo mais cansada que o normal. As pernas ficam cada dia mais pesadas e pareço uma pata andando - rs Ah gente, sou sincera... nem tudo são flores durante a gravidez. A barriga continua crescendo e as roupas não entrando e o peso aumentando. Falando em peso, até que não engordei muito até agora - só engordei 4 kilos durante esses 6 meses e espero me manter assim até o final.
 
Ainda não me decidi como quero o parto, mas já perguntei pra Dr. Sandra a data prevista e minha estrelinha estará conosco na primeira quinzena de Maio (até o dia 10 se for cesárea e até o dia 15 se for normal), mas a data certinha mesmo só vamos saber mais pra frente pois tudo depende do resultados dos exames que tenho feito e que ainda vou fazer.
 
Hoje já escrevi d+.
Beijinhos cheio de carinho (mais tarde passo no blog das amigas pra visitar, pois estou atualizando meu cantinho do trabalho).


5 comentários:

Nanny Nascimento - A Sonhadora disse...

Antes de decidir sobre o parto, é bom pesquisar o assunto. Existem bons fóruns, blogs e grupos de apoio. Recomendo a Parto do Principio.

Bjks, mana!!!

meus mimos disse...

Vim retribuir o beijinho que deixou no meu blog!rsrs..
Parabéns pela gravidez.. vc vai ver o que é a verdadeira felicidade!!! Tenho uma gatinha que a minha vida....E filhos é o melhor presente que podemos ter na vida!!!
Parabéns,viu!!!
Muita felicidade!!!
Bjus
SI

Futura mãmã disse...

Oi querida...
Bem por ai fazer calor neah...? dai o inchaço maior rs
Descanse sempre que possa...
Ja que eu nem sintomas tive (ai ai gravida esta nem sintoma tem ks).
Beijo

http://mirimnunes.blogspot.com

Anônimo disse...

Mas já?!
Menina como passa rápido. Quanta coisa já acntece desde o primeiro dia né, é o mistério da vida.
Amei o nome, lindo.
Bj

Adriana Lara disse...

oi lindona - ou melhor, lindonas! - passei para ver como anda esta mamãe e ter notícias da filhona!!
torcendo para que tudo dê certinho, seja qual o tipo de parto que optares!
bjs tititi da dri

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...